
Sendo que a minha presença na Internet já vem de longe (1994~1995) desde lá para cá que foram proliferando os e-mails, os registos em sites e fóruns, as passwords para áreas protegidas, os blogs, as páginas, as contas de messaging (IRC incluído), os álbuns fotográficos partilhados com amigos e família.
Há coisas que já não utilizo há anos, mas no entanto continuam activas.
Se estivessemos a falar das tralhas que vamos acumulando em casa (livros, revistas, filmes, fotos, cartas, móveis, etc) a resolução era simples: Dá-se uma limpeza e faz-se uma escolha. O que for para ficar, fica. O que não for, reciclagem ou lixeira.
Quando estamos a falar de coisas como o registo num site, ou um e-mail (ou as outras que referi antes) penso que também podemos adoptar uma postura parecida. E é isso que vou fazer. Listar todos os sítios onde me registei, todas as páginas, sites e blogs que tenho por aí e começar a fazer uma escolha. Talvez fazer uma páginazinha onde terei um índice daquilo que sobreviver: Sites sociais -> 1, 2, 3; Endereços de e-mail -> 4, 5. Isso logo decidirei.
Mas parece-me que neste momento da minha vida cibernética, esta purga só vai fazer bem.
Em vez de sentir que estou a pairar sobre a Internet, acho que vou sentir que a minha presença na mesma está bem definida e contida.
Se por acaso não perceberam aquilo que estou a tentar explicar, não se preocupem: Provavelmente sou eu que com o sono que tenho (e já passando largamente a hora de ir dormir) não estou a conseguir passar a mensagem.